sexta-feira, 26 de junho de 2015


Quem nunca pensou em como seria andar pra valer com uma moto, ou um carro, até mesmo um caminhão e não gastar “nadinha de combustível”, seja gasosa, álcool ou diesel.

Vocês sabiam que esse sonho pode estar mais próximo do que muitos imaginam?

É que um brasileiro, Ricardo Azevedo, 56 anos, funcionário público, desenvolveu um sistema que faz com que as motocicletas usem o hidrogênio da água, até mesmo a do poluído Rio Tiete, chegando a fazer 500 km com 1 litro.

Ele deu o nome para esse sistema de “Moto Power H2O”, utilizando como propulsor para funcionar o hidrogênio contido na água.

Azevedo montou a engenhoca da seguinte forma: colocou o reservatório atrás da moto e ligado por um cano a um recipiente colocado ao lado da roda traseira. Ali ficam uma série de placas metálicas negativas e positivas, alimentadas por uma bateria de carro; a eletricidade dali obtida promove a hidrolise, separando as moléculas de hidrogênio e oxigênio.

O hidrogênio assim obtido segue por um outro cano e enviado a um outro recipiente que fica próximo ao reservatório e que tem a função de enviar o combustível para o carburador da moto.

O hidrogênio é velho conhecido da indústria automobilística, é altamente explosivo, e gera uma excelente combustão, e é isso que faz a moto andar.

Ernesto Gonzalez, renomado cientista e professor de Química da USP-São Carlos, disse que o invento de Ricardo Azevedo, que é morador de Itu-SP, se baseia no processo de eletrolise, num sistema relativamente simples e seguro, uma vez não haver depósito do hidrogênio, tudo que é produzido é consumido ao mesmo instante.

Azevedo, agora, espera que com o noticiário correndo mundo afora apareçam os investidores interessados em viabilizar a produção de seu invento em escala industrial.

Tomara que depois disso o preço da água não aumente!





0 comentários:

Postar um comentário