domingo, 17 de maio de 2015


Os avanços experimentados pela humanidade nos últimos 30 – 40 anos é impressionante, percebe-se que houve progresso considerável nas mais diversas áreas do saber.

No campo da medicina foram as descobertas de novas drogas para o combate das mais variadas doenças, novas técnicas cirúrgicas, transplantes de diversos órgãos; há quem diga que não irá demorar muito mais para que o homem tenha uma sobrevida muito maior que nossos antepassados.

Uma área, porém, ainda caminha a passos mais lentos que as demais, são as ligadas ao cérebro humano, que teve ao longo desse período um desenvolvimento bem mais lento quando comparado com outras áreas que estudam o corpo humano.

Eis que surge, agora, uma notícia que está gerando grande polemica no mundo da medicina: Sergio Canavaro, médico do Grupo Avançado de Neuromodulação de Turim, Itália, tem se apresentado perante seus pares como responsável pelo desenvolvimento de um método revolucionário para o “transplante de cabeças humanas”.

Segundo Canavaro, essa tecnologia já está aperfeiçoada e será possível faze-la a partir de 2017, onde haveria a necessidade de cem médicos para ligar a cabeça saudável de uma pessoa ao corpo, também saudável, de um doador.

Segundo o médico a cirurgia demoraria por volta de 36 horas a um custo de R$ 45 milhões de reais; e por incrível que pareça já há um candidato para ela.

Trata-se do russo Valery Spirdonov, 30 anos, que padece de um tipo de atrofia muscular grave que leva a morte precoce; e mesmo sabendo dos riscos num tipo de transplante pioneiro como esse acredita que que seu futuro sem a cirurgia não é nada alentador.

O médico italiano pretende apresentar sua técnica em uma conferência a ser realizada em junho próximo nos Estados Unidos; porém, médicos do mundo inteiro, e setores da sociedade, já se pronunciaram sobre isso, afirmando que fora os aspectos éticos, não vislumbram na atualidade a possibilidade de sucesso de um feito dessa envergadura.


O que irá ocorrer? Saberemos em breve!

0 comentários:

Postar um comentário