quarta-feira, 3 de junho de 2015



Todos sabem que o famoso "1º de Abril" é o dia da mentira ou dia dos bobos, entretanto, muitos desconhecem a história que há por trás de tudo isso.

Uma das explicações é de que a brincadeira tenha surgido na França, onde o Ano Novo era festejado  no dia 25 de Março, desde o começo do século XVI, e que coincidia com a chegada da primavera, sendo que esses festejos se encerravam, exatamente, no dia 1º de Abril.

Ocorre que, em 1.564, o rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano determinando que a partir de então o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de Janeiro.

Más, como tudo que é novo cria, de certa maneira, alguma resistência, uma pequena parte dos franceses não aderiram a mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, com o Ano Novo iniciando no dia 1º de Abril.

Foi a partir daí que iniciaram as gozações, sendo que o pessoal partia para as mais variadas chacotas, como "enviar convites para festas que não existiam", "enviar presentes esquisitos", em fim...; essas brincadeiras acabaram por ser conhecidas como "plaisanteries".

No Brasil, o dia 1º de Abril começou a ser alardeado lá pelas bandas de Pernambuco, com um periódico chamado "A Mentira", que iniciou suas atividades no dia 1º de Abril de 1.848, noticiando  o falecimento de Dom Pedro, desmentindo a matéria no dia seguinte.

O periódico teve vida curta, sendo sua última edição datada de 14 de Setembro de 1.849, onde fazia uma convocação dos credores para propor um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, indicando um local que não existia.

Dentre as superstições que circulam, sobre o dia da mentira,  uma delas diz que "não é uma boa data para o matrimônio" e que o homem que se casa nesta data será controlado pela mulher.


Fato é que a brincadeira continua nos dias atuais, sendo que com o advento da internet surgiram novas formas de "aprontar uma" para os amigos ou parentes.

0 comentários:

Postar um comentário