quinta-feira, 16 de abril de 2015



Os avanços obtidos pela raça humana foram alcançados, em grande parte, graças a muitos experimentos, afinal, nada vai adiante apoiado somente em teorias.

Sabemos, por outro lado, que na atualidade ja foram desenvolvidos equipamentos e substâncias um tanto perigosos e que nem por isso deixaram de ser experimentados.

Conheçam agora os cinco experimentos que poderiam ter destruído a humanidade:

01 - O COLISOR DE HÁDRONS: O famoso acelerador de partículas está em pleno uso desde 2008, seu custo foi de R$ 13,4 Bilhões de Reais e foi projetado para acelerar feixes de prótons ao longo de um túnel de 27 Km de circunferência para que eles se chocassem.
Um dos objetivos era o de simular os micro buracos negros que se formaram após o Big Bang, contudo, não faltou quem especulasse que  esses "pequenos buracos negros" pudessem crescer e engolir a Terra.

02- O EXPERIMENTO TRINITY: Foi a primeira detonação de um artefato nuclear da História ocorrida em 1945 nos Estados Unidos, como parte do Projeto Manhattan.
O desenvolvimento da bomba sofreu considerável atraso uma vez que Edward Teller, o cientista responsável, tinha medo de que a bomba pudesse fazer com que a atmosfera entrasse em ignição incendiando todo planeta. Cálculos posteriores demonstraram que essa possibilidade era muito pequena e o projeto seguiu em frente.

03- POÇO SUPERPROFUNDO DE KOLA: Os soviéticos iniciaram na década de 70, na Península de Kola, uma grande perfuração que chegou a atingir a marca de 12.262 metros de profundidade.
Os pesquisadores queriam atravessar a crosta terrestre e chegar na camada mais externa do manto, muito embora ninguém imaginasse o que poderia ocorrer.
Entre os principais medos estavam o de que esse super-buracão pudesse desencadear desastres sísmicos em todo planeta.
Por fim, o projeto foi abandonado em 1994, devido à pressão e temperaturas elevadíssimas no fundo do buraco, fazendo as rochas se comportarem como material plástico, fluindo e tapando a abertura.

04- BUSCA POR INTELIGÊNCIA EXTRATERRESTRE: Conhecido como "SETI" - Search for Extraterrestial Intelligence, se refere a um sem número de esforços em direção da busca de vida alienígina inteligente. Já em 1896, Nikola Tesla propalou que ondas de rádio poderiam ser utilizadas para o contato com extraterrestres, captando sinais no ano de 1899 que acreditava virem de Marte.
Nos dias atuais os cientistas e estudiosos contam com o apoio de telescópios espaciais e em terra, além de muitos outros equipamentos, contudo, há os que acreditam que todos esses esforços podem atrair alienígenas hostis que podem destruir nossa civilização.
Um dos mais renomados cientistas da atualidade, Stephen Hawking, é um dos que demonstraram esse tipo de preocupação.

05- PROJETO STARFISH PRIME: Em 1962 os Estados Unidos decidiram por em prática este experimento, qual seja, detonar uma bomba nuclear na magnetosfera, importante camada de partículas carregadas eletricamente que protege a atmosfera da ação dos ventos solares.
Na verdade, o que eles buscavam mesmo era encontrar formas de desativar o sistema de mísseis soviético.
A explosão foi feita a 400 km de altitude, sobre a Ilha Johnston, localizada no Oceano Pacífico e pode ser vista no Havaí, a mais de 1.400 km de distância.
Esta explosão criou um cinturão de radiação artificial em volta da Terra que durou 5 anos e danificou um terço dos satélites que orbitavam em baixa altitude.

0 comentários:

Postar um comentário